Ticket Da Felicidade

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. E-familynet.com Ticker

Estou gravida de coração

Estou gravida de coração

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Calma… paciência…

Eu sei que a gente gostaria que tudo acontecesse bem num estala de dedo mais Deus esta no controle e tudo que temos que fazer e esperar....Em alguns momentos temos a impressão de que Deus está muito distante, como se estivesse indiferente

ás nossas necessidades, sem pressa alguma em nos atender.

Surge, a partir daí, uma tensão entre a nossa pressa e a aparente demora de Deus.

O resultado é a sensação de abandono, de agonia e de impotência total.

A vida desenvolve uma contínua construção, sempre inacabada, que exige repensar valores, vivenciar novos

sentimentos, aprender novas lições, conquistar novos espaços e vislumbrar novos horizontes.

Deixemos que cada dia dê conta de si mesmo e que despeje suas águas turvas, cheias de mazelas e tensões,

sempre ao pôr do sol.

Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo inclusive do tempo.

Porque, então apressar o rio?

Siga o conselho de Jesus, o Mestre da vida:

"Não andeis ansiosos pelo amanhã; basta cada dia o seu cuidado."

Deus não tem pressa! Nós é que não sabemos viver.

Tudo tem seu tempo

CROSS MATCH E ILP

Turma que me segue achei esta materia super legal e "acho" que tira um pouco as nossas duvidas sobre nosso negativo...

A polêmica da aloimunidade como causa de falhas de implantação e/ou abortos de repetição


Antes de avançarmos no tema, vamos a algumas definições importantes:

Alomunidade: Nada mais é do que a imunidade de um indivíduo em relação a outro.

Abortamento de repetição: três ou mais abortos espontâneos consecutivos.

Falha de implantação: ausência de gestação após dois ou mais tratamentos de fertilização in vitro, sendo que neles foram transferidos ao menos dois embriões ditos "top quality" (qualidade ideal) em cada tratamento.

Cross Match: Exame de sangue feito para se determinar a compatibilidade imunológica entre doador e receptor de um órgão ou tecido.


Após este pequeno glossário, podemos prosseguir. Existe uma grande discussão no meio médico sobre o papel da aloimunidade como causadora dos abortos de repetição e/ou das falhas de implantação.

Para que uma mulher engravide, seu organismo deve aceitar que o embrião literalmente invada seu útero, corroendo os tecidos em busca de um suprimento sanguíneo. Isto é - sumariamente - a dita implantação embrionária. No entanto, o embrião possui 50% de carga genética desconhecida ao organismo da mãe, já que ele é constituído também por material genético do pai. Temos então um grande mistério: como pode o organismo materno aceitar a pesença de um material que possui tanta diversidade se comparado ao seu próprio?

Teoricamente, deveria acontecer uma rejeição deste material (embrião). Tentou-se explicar essa não rejeição alegando-se que a mãe teria uma queda da imunidade durante a gestação, o que não é verdade (até ocorre o contrário, há um aumento da imunidade). Por consequência, acredita-se que um desbalanço nesta resposta imune, que ficaria muito exacerbada, é que pode levar às falhas de implantação e/ou abortamentos.

Assim, deve existir algum mecanismo para que o tecido paterno seja reconhecido e então não rejeitado pela mãe. Este mecanismo pode ser o sistema HLA (Human Leukocyte Antigen). Por meio deste sistema, o organismo da mãe produziria algumas substâncias (chamadas de citocinas, as interleucinas 4 e 10) que possuem efeito anti-inflamatório e protegeriam o tecido fetal, garantindo a evolução da gestação.

Caso tenhamos mulheres com alteração neste sistema, a produção de citocinas se dá de maneira antagônica, levando a um aumento de fatores pró-inflamatórios (e não anti-inflamatórios, como seria desejado), principalmente das células NK (Natural Killer, ou CD-56 plus).

Neste ponto entra o Cross Match. O exame é feito para saber se a mãe "reconhece" o material genético do pai, ou seja, para saber se o casal é compatível. Se forem compatíveis, o Cross Match dará POSITIVO.

Agora, se o Cross Match dá um resultado NEGATIVO, significa que o organismo materno não reconheceu o tecido paterno. Teoricamente, ao engravidar, a mãe então rejeitaria o embrião, resultando em uma falha de implantação e/ou abortamento.

Neste ponto vem a ideia da ILP: Injeção de Linfócitos Paternos (a famosa "vacina de imunidade"). Seria a injeção dos linfócitos do pai no organismo da mãe (que pode ser feita de uma a quatro vezes). Os linfócitos são as células imunologicamente ativas do sangue e levariam o organismo da mãe a produzir uma resposta imune, que faria com que ela passasse a "reconhecer" estas células e não as atacasse mais. O Cross Match então passaria a ser POSITIVO e este seria o momento ideal para engravidar.

Tudo isso funcionaria, em teoria...

O que diz a ciência? E o que dizem as autoridades governamentais?

Os estudos científicos com maior poder estatístico são chamados de metanálises. Estes estudos seriam uma análise de vários estudos anteriores sobre o mesmo assunto, juntando e compilando seus resultados. O que se observou é que as metanálises sobre o uso da ILP não mostraram melhora sobre as chances de gravidez ou sobre a diminuição do risco de abortamentos em pacientes que tomaram a dita vacina.

Para complicar ainda mais a situação, o FDA (Food and Drug Administration), órgão do governo Estadunidense similar ao nosso Ministério da Saúde, vetou o uso da ILP na prática médica clínica, por considerar este tratamento experimental e sem comprovação científica. Lá nos EUA a ILP só pode ser feita em pesquisas. Na Europa o quadro é ainda pior: é proibido o uso da ILP até mesmo em pesquisas.

Temos o uso da ILP liberado no Japão, Israel, alguns países Escandinavos e no Brasil.

Qual a minha opinião sobre o tema?

Realmente acredito que o fator imunológico tenha a ver com as falhas de implantação e com os abortamentos de repetição, mas não acredito que seja por meio deste mecanismo ativado pelo sistema HLA. A ciência ainda não evoluiu a ponto de nos dizer onde estaria o probelma imunológico nestes casos e ficamos sem saber como tratar.

Sobre o Cross Match, tenho uma opinião ainda mais radical. Se fizessemos o exame na população geral, aproximadamente 98% apresentariam o teste NEGATIVO. Como pode ser isso? Mesmo em mulheres que já tiveram muitos filhos o exame também daria NEGATIVO...

Assim, não acredito em Cross Match e menos ainda em ILP. Não recomendo que meus pacientes passem por estes testes e tratamentos, pois não existem comprovações científicas, são caros (em alguns locais com caráter comercial duvidoso) e podem mesmo levar a danos ao organismo da mãe.

Responsável técnico:
DR. FERNANDO PRADO FERREIRA
(CRM-SP 103.984
www.bebedeprove.net